Entrevista: Afonso

Nome: Afonso Pimentel

Conhecido por: Afonso

Data de nascimento: 9/09/1981 (30 anos)

Altura: 1,72m

Peso: 60 kg.

Naturalidade: Portela

Preferência clubística: Sport Lisboa e Benfica

Afonso, um dos poucos fundadores dos Meninos do Sr. Fernando ainda em actividade. Concedeu-nos gentilmente uma entrevista:

Afonso, és o jogador com mais presenças dos Meninos do Sr. Fernando desde a origem, naqueles jogos míticos aos sábados às 15h. Este ano estás no teu pico de forma. Concordas?
R: Sim. Esta época futebolística as coisas têm corrido bem. A minha forma física e anímica é melhor pelo que os índices técnicos, tácticos e de confiança são maiores. Como tal, arrisco em lances que, noutros tempos, não o faria.

No início da época mostraste alguma apreensão na tua presença nos jogos de quarta-feira, por serem mais intensos e estares a debelar um conjunto de lesões. Essas lesões, estão definitivamente ultrapassadas?
R: Sim, felizmente. Terminei a época passada com algumas lesões graves. Desde ter sofrido uma fractura numa costela, passando por lesões musculares e terminando no deslocamento do joelho direito. Por ter o joelho enfraquecido estava hesitante em participar nos jogos das quartas pois, como referes e bem, são intensos e duros. Como era natural, tinha algum receio que pudesse ter uma recaída na lesão do joelho. Mas, felizmente, o joelho está bem e eu posso jogar sem qualquer tipo de receio.

Ao final do teu 13º jogo esta época foste eleito MVP. Pelo teu desempenho achas que peca por tardia a distinção?
R: Acredito que tenho feito bons jogos, inclusivamente para ser eleito o MVP. Mas, infelizmente, este ano temos perdido mais jogos do que os que ganhamos. E como na equipa adversária também há jogadores com grande valor e que jogam muito bem, penso que é natural que não seja o MVP perdendo o jogo.

Às quartas-feiras, esta época, a equipa de Tatá e Companhia leva 6 vitórias contra 3 vossas. Achas que vai haver "remontada"?
R: Tem de haver! - temos ainda muitos jogos pela frente, mas acredito que com garra, determinação e, acima de tudo, união dos elementos da equipa podemos recuperar e virar a estatística a nosso favor. Não posso deixar de referir que estou de acordo com o Zeca, quando afirmou que é necessário que haja mais estabilidade na equipa. Quando isso acontecer, acredito que poderemos dar outro tipo de resposta à equipa de Tatá e Companhia.

E aos Domingos, com esta nova configuração. Como tens visto os jogos?
R: Aos Domingos há um espírito mais descontraído do que a época passada. Há competitividade na mesma, mas é jogado a um ritmo um pouco mais lento e menos intenso. Contudo, é muito mais agradável que nos moldes antigos em que iamos jogar para nos divertirmos e acabávamos por sair de lá com os nervos à flor da pele devido a atitudes anti-desportivas e completamente contra o tipo de ambiente que existe nos Meninos do Sr. Fernando.

Esta época, nos dois jogos semanais, quem tem sido o jogador em destaque?
R: É difícil eleger apenas um. Há muito valor nos elementos que compõem as equipas dos Meninos do Sr. Fernando. Mas a eleger um, eu votaria no Pedro Dias. Pelos golos que marca (é de qualquer sítio), pelo ritmo e velocidade que dá ao jogo e pelo seu grande desportivismo.

Ao longo das temporadas que já levas de Meninos do Sr. Fernando, quem é ou quem foi o jogador que deixou mais saudades?
R: De todos os que já passaram pelos Meninos do Sr. Fernando, o que me deixa mais saudades é o Artur. Ele e eu entendemo-nos bem. Já quase que jogávamos de olhos fechados. Além disso é um jogador dotado de uma técnica e visão de jogo ímpares. É, na minha opinião, uma grande perda para a qualidade geral (que já é alta) dos Meninos do Sr. Fernando.

E menos?
R: Algo me diz que aqui há consenso: Gargalo.

Uma palavra de incentivo aos Meninos do Sr. Fernando
R: Quero apenas dizer que é um prazer enorme fazer parte deste grupo. Os Meninos do Sr. Fernando é já um marco no futsal português, com direito a blog sempre em crescendo e em evolução. Keep up the good work... and games!