Época 2011-2012: Balanço


Não tendo sido possível agendar a final das quartas-feira da temporada 2011-2012 com o início da nova época, está encerrada a época 2011-2012.
Em relação aos Domingos jogaram-se 37 jogos, tendo sido marcados 683 golos, perfazendo uma média de 18,5 golos (!). Esta quantidade de golos (excessiva) por jogo deve-se sobretudo a uma grande variedade de jogadores utilizados, sem rotinas e, sobretudo, pela ausência de equipas fixas reduzindo a competitividade de Domingo para Domingo ao invés das quartas-feiras. Algo a inverter nesta nova época. Em relação a títulos individuais, o melhor jogador do ano divide-se por 2 jogadores: Manel e Tiago Silva, com cinco galardões cada um para melhor jogador em campo.
No que concerne às quartas-feiras, mantém a liderança da competitividade, com uma estrutura fixa consolidada de há várias épocas, embora com a equipa de Tatá e Companhia a ficar desfalcada a meio da temporada com 2 elementos por motivos profissionais: Ricardo Rodrigues e André Gomes. Com uma vantagem considerável no número de vitórias até meio da época, a equipa de Tatá ressentiu-se com estas baixas para além da lesão prolongada de Tiago Silva, perdendo gás, consentindo um empate no número de vitórias no último jogo da temporada. Assim, jogaram-se 37 jogos, com 18 vitórias para cada lado e um empate. Marcaram-se 510 golos (13,8 golos p/jogo) com um ligeiro ascendente para a equipa de coletes, marcando 259 contra 251 golos da equipa de Tatá. Não tendo sido atribuído um critério de desempate no início da época, este pode bem ser um tira-teimas para definir o vencedor da época transacta. A título individual, mais uma vez, Manel leva o galardão para casa, com 7 troféus de melhor jogador em campo, secundado por Dias e Tiago Silva, com 5 cada um.
Outros factos curiosos com esta temporada relaciona-se com o número de jogadores que contribuíram às quartas e/ou Domingos o quorum ideal para um jogo de futsal. No total, em ambos os dias, foram utilizados 60 (!!) jogadores, número inédito numa temporada de Meninos do Sr. Fernando. Falta de assiduidade?- talvez; Falta de compromisso?- também. Enfim, é da minha expectativa que este número, esta temporada, baixe consideravelmente, para que os jogos tenham mais competitividade e as convocatórias sejam menos penosas e esgotantes para os organizadores.


MELHOR JOGADOR | 2011-2012 : MANEL

Melhor jogador | Domingos | 2011-2012: Manel, Tiago Silva

Melhor jogador | Quarta-feira | 2011-2012: Manel

JOGOS  DISPUTADOS: 74

Jogos disputados | Domingo: 37

Jogos disputados | Quarta-feira: 37

GOLOS MARCADOS: 1193 (16,1 golos por jogo)

Golos Marcados | Domingos: 683 (18,5 golos por jogo)

Golos Marcados | Quarta-feira: 510 (13,8 golos por jogo)

Sem comentários: